A Psicologia Transpessoal compreende o homem como um ser integral e holístico com um corpo físico, mental, emocional e consciência. Esta área da psicologia está estruturada nos princípios e correntes psicológicos como a Junguiana , Maslow, Viktor Frankl, Fritjof Capra, Ken Wilber e Stanislav Grof.
Somos uma complexa relação entre alma, emoções, pensamento e alma. A alma, não tendo espaço nem tempo, têm toda a informação pessoal, familiar, coletiva nos campos morfogenéticos.
A “construção” de quem somos começa na relação que estabelecemos com os nossos antepassados. Pai e mãe são os facilitadores de transmissão de toda a informação familiar física (ADN) e psicogenética (campos morfogenéticos) que influenciam as nossas escolhas. Ficamos assim, “reféns” dos padrões que são transmitidos de pais para filhos durante gerações, padrões esses que se podem repetir indefinidamente até serem interrompidos.
O corpo materializa essa informação através de doenças ou padrões de comportamento nocivos como forma de promover o equilíbrio, a homeostasia entre corpo e alma, ou seja, a elevação da consciência. Sempre que um bloqueio se apresenta ele trás consigo a solução.
Como flui essa Informação?
Rupert Sheldrake, biológo inglês sugeriu em 1981 no livro “Uma nova ciência da vida – A hipótese da causação formativa e os problemas não resolvidos da biologia” que existem campos de informações não materiais que são transmitidos por ressonância.
Assim, quem se encontra em conexão com o campo pode ter acesso através de sensações no seu corpo que naturalmente impulsionam um movimento gerando informação útil consciente.
O que é uma constelação?
Criada pelo alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar permite alterar padrões de comportamento familiares. Agrega o trabalho de Jacob Levy Moreno (Psicodrama), Virginia Satir (Estatuas de família) e Boszormenyi Nagy (lealdades invisíveis) e pode ser realizada em grupo ou individualmente.
Sendo uma das técnicas primordiais da terapia transpessoal, juntamente com a hipnose clínica, a constelação acontece num estado modificado de consciência.
É fundamental, para que o processo aconteça, que o participante se disponibilize internamente para aceder à informação que se encontra no seu inconsciente.
Como posso ajudar?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed the eiusmod tempor incidid ut labore et dolore magna aliqua.