Hipnose Clínica

O QUE É A HIPNOSE?

A definição do conceito não é consensual no mundo académico. Uma única definição para abarcar as diferentes escolas de Hipnose seria como fazer uma viagem ao centro do universo. Identifico-me como a seguinte definição.

“Hipnose é um estado modificado de consciência, ou é um estado de consciência no qual o conhecimento que se adquiriu durante a vida e que usamos inconsciente se torna, de repente, disponível.”

Milton Erickson

É portanto uma forma de nos facilitarem o acesso aos recursos internos que definem as possibilidades de escolha que temos para alterar a nossa vida de forma positiva.

De uma forma sintética a terapia feita através da Hipnose permite alterar padrões de comportamento no sentido de superar “bloqueios”, como fobias ou medos ou potenciar qualidades, como confiança, auto-estima.

Como funciona?

Hipnose clínica é o uso da hipnose na terapia, o que significa que os tratamentos não são feitos pela hipnose, mas sim em hipnose.

É uma terapia natural e segura que utiliza sugestões positivas e estratégias de mudança e conta com muitas técnicas diferentes como a dissociação, regressão terapêutica, terapia sugestiva ou a terapia das partes.

Aquilo que é feito na hipnoterapia é induzir e aprofundar um estado natural em que entramos tantas vezes ao dia – um estado leve de auto-hipnose – e ajudar a usá-lo construtivamente. Todos podem experimentar a hipnose desde que essa seja a sua vontade. Como toda a hipnose é auto-hipnose, o terapeuta facilita apenas o processo. Funciona apenas como a “bússola” da vontade do “consulente”, magnetizada pela capacidade natural que já possui.

Alguns campos de intervenção

Terapia regressiva a vidas passadas
Cansaço
Desempenho escolar
Preparação para o parto
Auto-estima
Stress
Ansiedade, Fobias e Medos
Insónia
Distúrbios de aprendizagem
Alcançar objectivos