Sabia que o seu bebé esta a perceber tudo o que se passa à sua volta? Sabia que mesmo que não se recorde conscientemente ele ficará com essa informação armazenada na sua memória inconsciente? Sabia que parte dos seus comportamentos serão construídos em função dessa informação? Agora que sabe…?!
O nosso cérebro utiliza três canais de comunicação com meio envolvente. O visual, auditivo e cinestésico. Utilizamos os três. Mas há um que é o nosso preferido. Acredito que o cinestésico, que nos remete para sensações, é o canal Panda da comunicação das crianças nos primeiros anos de vida. Elas adoram sentir coisas novas. E a repetição não as aborrece. Conseguem sentir sempre coisas novas.
Talvez o tempo que passaram na barriga da mãe lhes tenha oferecido essa facilidade de sentir o mundo e as pessoas que estão com elas. São verdadeiros sensores de emoções. Das que mostramos e das outras também
Mas não é novidade pois não. Eles sentem “cenas”. Sentem a alegria. A tristeza. A frustração. A bondade. A paz. A tranquilidade. Sentem tudo o que as rodeia. Sentem os pais e como eles estão a viver a paternidade. E por sentirem tudo isso e precisarem de organizar a informação dormem horas. Abençoadas horas para os pais.
É por tudo isto que as emoções produzidas com as palavras ocupam um lugar preponderante na construção da auto-imagem.
Agora que sabe que o seu bebé esta a perceber tudo o que se passa à sua volta. Agora que sabe que mesmo que não se recorde conscientemente ele ficará com essa informação armazenada na sua memória inconsciente. Agora que sabe isso ame o seu filho com as palavras também.
Deixe cair os adjetivos depreciativos arderem foram da sua linguagem. Reforce sempre o caracter. A determinação. A resiliência. A coragem. O esforço. A dedicação.
E lembre-se que o comportamento é o que pode ser criticado. A pessoa é inatacável.
Boas viagens.