Estados emocionais são a música com que enfrentamos os momentos da nossa vida.

Por isso, no primeiro dia de aulas coloque o seu filho num estado emocional confiante, descontraído e sem expectativas. Não crie cenários que podem não se realizar para acalmar a criança. A menos que o seu filho seja o James Hetfield isso é como ouvir Heavy Metal para criar um ambiente relaxante. É possível mas pouco provável.

A melhor forma de o fazer é ouvir a sua coletânea de medos sem oferecer soluções. Apenas ouvir. Como se estivesse com fita-cola na boca. Mas da que cola mesmo. Porque quando disco do medo é escutado sem julgamento perde a rotação que o alimenta. E como excelente DJ que é pode trocar o “som” que passa na cabeça do filho. Mas para isso é preciso primeiro saber qual é o Hit emocional do momento no coração dele.

Ouvir sem julgar é um exercício difícil e como os pais gostam muito de encontrar soluções para os filhos a melhor de todas é ajudá-los a encontrar as suas próprias soluções. Sobretudo sendo o exemplo mostrando-lhes que o que eles sentem é normal. Que nós também sentimos o mesmo quando estamos perante o início de uma aventura nova. Essa é a maior das seguranças que lhes podemos deixar. A certeza que o medo, a ansiedade,

O quando o for buscar lembre-se que a primeira coisa que eles querem ouvir é o quanto são amados. Troque o “como é que correu o dia?” por um “é tão bom estar novamente perto de ti”. E depois pode querer saber o resto.

Boas músicas.