Sem tempo para fazer o que gosta? Arranje um tempo para ler isto.
O tempo é o bem mais precioso de todos por três razões.
1º Não sabemos quanto tempo temos para viver.
2º Não controlamos o tempo a passar.
3º Ele não volta para trás.
Por isso viver sem tempo é pura ilusão. Isso não existe. O tempo é igual para todos. Passa da mesma forma para todos. E está sempre a andar para a frente para todos. É uma constatação que não requer muito tempo para ser efectuada. Quando oiço alguém dizer que não tem tempo algo me diz que não anda a viver de acordo com a sua natureza. Inclui-me nesta também.
Contudo o tempo mental é diferente. Ele passa mais ou menos devagar dependendo do que estamos a fazer com ele. É fundamental sabermos onde ou com quem estamos a investir esse bem tão precioso. Se for com uma pessoa chata (investimento de risco porque o retorno nunca é garantido) o tempo demora a passar. Se investirmos o tempo para estar com quem amamos não só passa depressa como o retorno é intemporal (capital garantido). A sensação do amor não tem tempo para se recordar mas precisa de tempo para se construir.
Por essa razão aconselho-me todos os dias a refletir sobre os meus investimentos de tempo. Se estou onde quero estar. Se faço o que quero fazer. E sobretudo se nas minhas tarefas diárias reservo espaço e tempo para amar e ser amado. Porque se não tiver tempo para amar é porque estou a morrer sem saber. E para isso não tenho mais tempo.
Acertem os vossos relógios.
O amor vive-se com tempo.